10 de dez. de 2012

Arvore de Natal com tiras de papel de scrapbook

Arvore de Natal com  tiras de papel de scrapbook 


Materiais utilizados:• 2 latas de metal de achocolatado 
• Adesivos clássicos Toke e Crie cód. 8815 com motivos de flores e Natal 
• Aquecedor – projetor a quente Toke e Crie cód. 5502
• Base de corte para scrap Toke e Crie de 35 x 35 cm cód. 7501
• Buchinha macia
• Cola Quente Silver Rendicolla para a pistola de 40W
• Cola spray 302 para découpage Toke e Crie cód. 7001
• Cola spray 303 para papel Toke e Crie cód. 7255
• Compasso para corte Toke e Crie cód. 386
• Cortador circular Premium Toke e Crie cód. 7896
• Fita adesiva dupla face Toke e Crie cód. 1862
• Fita métrica
• Grampeador
• Kit com 8 folhas para scrapbook Toke e Crie com motivos: flores de Natal e ramos (cód. 7050) e mensagens de Natal (cód. 7051)
• Marcador permanente
• Papel canson Criativo Cards 120 g/m² na cor verde
• Papel duplex de 29,5 cm de comprimento x 42 cm de altura
• Pinça de precisão Toke e Crie cód. 7331
• Pincel Acrilex n° 055-20
• Pistola de cola quente Rendicolla de 40W 
• Primer para metais, pet e vidro Acrilex
• Régua para patchwork Toke e Crie de 31,5 x 31,5 cm cód. 7134
• Rolo de borracha Toke e Crie cód. 2266 
• Tesoura Arte & Hobby antiaderente Toke e Crie cód. 7247
• Tinta Nature Colors Acrilex nas cores verde-musgo e vermelho-queimado
• Verniz glitter dourado Toke e Crie cód. 7004



Tire o rótulo e limpe bem as duas latas de metal de achocolatado. Aplique cola quente na borda de uma delas. Em seguida, cole uma lata sobre a outra, pressionando-as com as mãos. Aguarde alguns minutos para completa fixação das peças.

Com uma buchinha macia, dê duas demãos de primer em toda a parte externa das latas. Aguarde secar naturalmente, conforme instruções do fabricante.

Com o pincel n° 055-20, dê duas demãos de tinta vermelho-queimado em toda a peça. Acelere a secagem entre as demãos, cuidadosamente, com o aquecedor.

Usando fita métrica, meça a altura e a circunferência das latas. Posicione o papel para scrap vermelho sobre a base de corte e, com o auxílio do cortador circular, corte dois retângulos conforme as medidas adquiridas.

Cole tiras de fita adesiva dupla face no verso dos papéis. Com a pinça de precisão, retire as películas protetoras das fitas.
Revista as latas com os retângulos de papel de scrap recortados anteriormente.



Ainda sobre a base para scrap, posicione uma folha para scrapbook com motivo de flores, meça o diâmetro das latas. Então, com o auxílio do cortador circular, corte duas circunferências, conforme a medida adquirida

Pulverize a cola spray para découpage no verso dos recortes

Em seguida, cole-os nas partes superior e inferior das latas, conforme imagem.

Enrole um pedaço de papel duplex (29,5 cm de comprimento x 42 cm de altura) formando um cone com base de 18 cm de diâmetro. Aplique cola spray nas bordas do papel e cole o cone. Segure-o com as mãos por alguns instantes, para que a cola fixe bem.

Agora, enrole uma folha de papel canson verde sobre o cone de papel duplex feito anteriormente. Então, aplique cola spray para papel sobre o cone e cole-o. Esse procedimento deve ser realizado para dar melhor acabamento à peça. Com o auxílio de um grampeador, grampeie o cone de papel canson sobre o cone de papel duplex.

Com a tesoura, recorte as pontas dos cones de papel para que fiquem retas.

Com o pincel n° 055-20, dê uma demão de tinta verde-musgo sobre o cone de papel. Aguarde a secagem natural.

Aplique cola spray no verso de uma folha para scrapbook e cole-a sobre o verso de outra folha de scrap, formando, assim, um par. Repita o mesmo processo mais três vezes, unindo 6 folhas de scrap, de duas em duas, criando um total de 4 pares de folhas de scrap, coladas frente e verso. Esse procedimento é para dar firmeza ao papel quando ele for enrolado.

Posicione, sobre a base de corte, um dos quatro pares de folhas de scrap coladas anteriormente. Com o auxílio do cortador circular e da régua para patchwork, corte 7 tiras de papel com 2 cm de largura pelo comprimento da folha.

Em seguida, pegue uma dessas tiras e corte-a três vezes, com 8, 10 e 12 cm de comprimento. Repita o procedimento para cortar cada uma das outras 6 tiras de papel, três vezes, com as mesmas medidas. Após esses recortes, você terá, ainda, metade da folha de scrap. Então, recorte um quadrado de 16 x 16 cm da mesma folha e corte 8 tiras com 2 cm de largura x 16 cm de comprimento. Aproveite ainda as sobras dessa mesma folha, cortando 8 tiras de 2 cm de largura x 14 cm de comprimento. Repita todo esse procedimento com os outros três pares de folhas de scrap (esta quantidade de papel serve para montar uma árvore com, aproximadamente, 30 cm de altura).

Enrole cada tira em uma caneta esferográfica, formando caracóis. Faça o procedimento em todas as tiras obtidas. Deixe as tiras de papel separadas pelo comprimento (8, 10, 12, 14 e 16 cm).

Comece a montagem da árvore pelas tiras maiores (2 cm x 16 cm). Dê uma leve desenrolada no caracol feito com a tira de papel. Em seguida, cole, no verso desse papel, um pedaço de fita adesiva dupla face. Com a pinça de precisão, retire a película protetora da fita.

 Comece a montagem da árvore pelas tiras maiores (2 cm x 16 cm). Dê uma leve desenrolada no caracol feito com a tira de papel. Em seguida, cole, no verso desse papel, um pedaço de fita adesiva dupla face. Com a pinça de precisão, retire a película protetora da fita.

Então, cole o caracol sobre a base da árvore (cone de papel). Comece a decoração por baixo.

Repita o mesmo procedimento até colar todos os caracóis de tiras de papel em volta da árvore. Com a ponta fina do marcador permanente, assine seu trabalho. Aplique o verniz glitter dourado em toda a árvore e também na base feita com as latinhas de metal. Aguarde a secagem natural do produto, conforme instruções do fabricante.

Com a pinça de precisão, retire as películas protetoras dos adesivos clássicos em forma de flor e cole-os em áreas alternadas da árvore, inclusive sobre o topo. Coloque a árvore sobre as latas de metal decoradas e ela está pronta!


Criação e execução: Priscilla Moreira (Cia Artesanal, com produtos Acrilex, Rendicolla e Toke e Crie) l Fotos: Itaci Batista (passo a passos) e Moisés Nascimento (aberturas)

.portaldeartesanato.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apanhador de sonhos passo a passo

    Navegando por aí eu pensei em encontrar um passo a passo que fosse diferente e encontrei o apanhador de sonhos.   Esses acessórios  fora...